Abrir capital IPO fora do país, falta de patriotismo?

Esta semana teremos o tão aguardado IPO da XP Investimentos, o mesmo porém, será feito na Bolsa de valores dos Estados Unidos e não aqui no Brasil.

Durante as negociações para lançamento das suas ações, fiquei sabendo da briga entre as duas Bolsas de NY para ter a XP em sua plataforma. Porém, a Nasdaq ganhou. Que até por sinal faz mais sentido por ser uma bolsa voltada para tecnologia.

Mas, o fato que esta me chamando a atenção e diversas empresas brasileiras fazendo seu IPO fora do país, algumas que me recordo Arco Educação, Grupo Afya, Pagseguro e Stone. Porque elas não fazem seu IPO na Bolsa de valores de São Paulo a B3? Ou então, faz parte aqui e parte fora, assim como Petrobras e Vale?

Eu particularmente fico triste em ver isto, acredito que a empresa deveria valorizar o seu país, fazer IPO aqui na bolsa do Brasil, nem que fosse uma parte. Eu até entendo que se o país esta tendo PIB negativo ou seja, em recessão, fazer IPO aqui não faria sentido. Mas, nosso PIB esta crescendo, fraco mais esta. Fora que o apetite do mercado tem sido grande, tivemos praticamente todos os IPO feito no Brasil foi um sucesso seu inicio, ou seja, arrecadação para a empresa e sócios.

Nosso mercado tem crescido, já tem mais de 1.5 milhões de CPF cadastrados, batendo recorde de pontuação, então, torço para que o mercado olhe com mais carinho para o mercado local, assim como o Banco Inter fez, espero que quando o Nubank por exemplo fizer, seja aqui, como também, outras Startups, que por sinal, nosso “Cardápio”, na bolsa para empresas de tecnologia e super reduzido.

Ou seja, a empresa nasce aqui, cresce aqui, provavelmente seu maior mercado continuara sendo aqui, mas, lança capital fora, ou seja, pouco acessível para brasileiros comuns já que a CVM tem algumas limitações para investir fora, como também, você acha que os sócios e a empresa vai trazer 100% do valor arrecadado lá de volta ao país? Certeza que não, ficará tudo ou a maior parte lá fora em outros bancos e investimentos…

 

Visits: 1563

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.