Banco Central reduziu a taxa Selic mais uma vez

O Banco Central do Brasil anunciou ontem dia 05 de Fevereiro as 18 horas a redução mais uma vez da Taxa Selic, o que de certa forma já era esperada por mais de 80% dos agentes de mercado entrevistados.

A diferença desta vez e que o BC comunicou que a continuidade do ciclo que quedas chegou ao fim em seu relatório. O que também e consenso no mercado e que já esta em um nível muito baixo, que por sinal o Brasil nunca teve juros tão baixo assim na historia.

A grande vantagem da redução dos juros e que isto tem efeito sobre todo o país, os juros dos bancos também cai, apesar de ser muito pouco, cai!

O dinheiro que estava parado em renda fixa, de certa forma as pessoas mais ricas do país deixava seu dinheiro parado e recebiam juros por isto, ou seja, ao invés do dinheiro estar circulando criando empresas, casas, pontos comerciais, fabricas e etc, estava na conta/banco, fazendo muitas pessoas serem apenas rentistas. Agora que o rendimento e baixo ou negativo, este dinheiro esta circulando isto tem um efeito lento mais poderoso no mercado, tanto que provavelmente em pouco tempo caso tudo ocorrer bem tanto no Brasil como no mundo a fora, a inflação tente a subir novamente, mesmo que em níveis mais racionais, o crescimento acelera a demanda.

Com esta nova redução a taxa oficial esta em 4.25% ao ano.Apenas como efeito de comparação a taxa durante o mandato da Dilma estava em 14%. Era um governo para os pobres ou ricos mesmo? Com uma taxa desta, compensa os empresários vender a empresa e viver apenas de renda!

Banco do Brasil e Itaú já comunicaram ontem mesmo reduções em suas linhas de credito. A Caixa por sinal, continua com taxas elevadas para Capital de giro para empresas, o que com taxas menores poderia estar incentivando o mercado!

Visits: 84

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.