Caixa econômica aproveitando a crise do Coronavírus e sobe juros

O banco estatal Caixa Econômica Federal tem nos últimos dias junto com o presidente da Republica emitido varias notas sobre ações que esta tomando para ajudar o trabalhador, empresários ou seja a nação neste momento de crise causada pelo Coronavírus que praticamente ainda nem começou. Até porque infelizmente em media para o inicio, meio e estabilização do clico dura em media três meses, estamos prestes a iniciar o segundo mês do inicio ainda.  🙁

Mas, como não devemos confiar em banco mesmo, já que de forma geral tentam apenas vender seguros, serviços e investimentos que não servem para nada, apenas aumentar o lucro deles e nós ferrar. Porém, neste momento que o país passa um banco subir o juros tão rápido assim e muita covardia.

Isto e tão contraditório, de um lado estão eles anunciando carência para pagamento de empréstimos já tomados, linhas de juros mais barata, credito para pagarem salários. Segundo reportagens durante a semana mostrou vários empresários que tentou adiar os pagamentos, estão ofertando mudança na linha do credito com ainda mais juros contando os dias da carência. Ou seja, o cara não estão tão bem, mas, querem lascar ele ainda mais.

Eu como micro empresario tenho uma linha de credito de capital de giro com a Caixa pré aprovada para sempre que necessitar, não utilizo ela há anos, mas, deixo lá. Sabe se lá Deus se um dia precisarei. Fato e que sempre acompanho as taxas de juros dela e outros bancos. Mesmo a Selic caindo as ultimas 4x a taxa ficou “Inalterada”. Não abaixou nada. Inclusive a Caixa citou em notas quando a Selic caiu que capital de giro teria redução. Ledo engano!

Agora, antes do Coronavírus chegar ao Brasil, fiz questão de ver qual taxa estava, veja print.

Como podem ver 1.89% ao mês, isto e uma taxa para lascar ainda mais quem pega. Um juros deste, mesmo sabendo que tem maiores, ferra qualquer pessoa, sua renda vai indo embora rapidamente. Estes juros e uma fabrica de pobreza.

Pois bem, abri a conta hoje e veja como esta:

Agora esta em 1.99% ou seja, o que esta ruim, ainda pode piorar.

Vale lembrar que a Caixa vem tendo lucros recordes deste o mandato do Temer, e sabe o que fazem com os lucros que deveria ser voltado para o seu dono, que no caso somos nós brasileiros? Nada.

Claro que lembro o que o PT fez com a Caixa, não digo para fazer isto. Mas, tenho certeza que a taxa de captação de credito da Caixa e muito menor do que este juros. Agora eu duvido, se eles pagam 50% desta taxa para quem investir em CDB LCI ou qualquer outro meio de investimentos no Banco. Isto e uma puta sacanagem com os clientes que pagam taxas mensal, seguros, cartão de credito e quando pegam empréstimos tem que pagar um juros deste.

Serio, um banco assim e tão sacana como o dono de um posto de gasolina que aumenta o preço sem ter custos elevados durante uma greve dos caminhoneiros ou rede de mercado que aumenta o preço dos alimentos agora, durante uma crise. Logicamente sem ter seus custos aumentados.

Eu mesmo, tenho custos em dólar, subiu meus custos de forma assustadora desde Janeiro e tenho segurado, não aumentei meus preços, posso até a subir, mas, se ocorrer será apenas quando a crise der uma estabelecida. Isto e muita covardia.

Por isto que o mercado tem que ser ainda mais aberto para novos bancos e pessoas que desejam emprestar diretamente, estes juros são exorbitantes, isto e um crime!

Existe todo um risco para bancos, uma crise traz insegurança, mas, porque não aumentar após alguns meses e não de cara assim?

Visits: 1242

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.