Dólar x Juros

O dólar esta hoje R$ 4,35 um dos maiores valores que a moeda Americana chegou desde a criação do plano real. Como tudo tem dois lados, esta valorização tem sua parte boa, como também a ruim. Ou péssima. rs

A parte ruim e que importações, viagens e muitos produtos tendem a subir também o preço, mesmo que pago em real, grande parte dos produtos e custos são em dólar. Isto afeta a economia a curto prazo e principalmente baixa renda.

Mas, o lado bom e que parte da indústria fica um pouco mais competitiva para exportar e até no mercado nacional também. Nesta mudança antes o dólar era barato porque o Brasil atraia capital especulativo para a renda fixa já que nossos juros chegou a 14% ao ano durante o governo da ex presidente Dilma, ou seja gringos poderiam pegar dinheiro emprestado lá pagando 0 até 3% ao ano e emprestar aqui para o governo e suas estatais torrar com corrupção e impenitência recebendo juros de 14% ano em media. O dólar se mantinha barato pela grande entrada junto com as commodities em uma ótima fase de preço com crescimento Chinês.

Porém, isto como o tempo mostrou foi terrível, desemprego, inflação, divida publica estourando, brasileiros gastando de forma elevada fora do país e o processo de desindustrialização ocorreu ainda mais acelerado no país. Com este juros que tivemos compensava o empresario vender a fabrica ou investir seus recursos e viver de renda fixa, sem pressão do estado, licenças, órgãos federais, estaduais, municipais, leis trabalhistas e etc.

A mudança do juros mais barato em media hoje 4.25% ao ano, consequentemente os gringos que tenham capital em renda fixa estão saindo dela, mesmo que muitos mudaram apenas de local, eles ainda investem muito em IPO, em dividas de empresas nacional, concessões, sendo assim esta mudando o perfil do capital que entra, aquele que ficava parado pro governo que não gera nada, agora indo pra empresas investir, isto que gera emprego, renda e etc. Esta mudança e dolorida no curto prazo, mas, ao médio e longo prazo o país entra em um patamar aceitável, termos inflação media baixa e o mínimo que todo país no mundo deveria ter, inflação corroí nossa renda.

Então não olhe o dólar apenas em sua cotação atual para queimar o governo, deve levar em consideração a inflação que havia nos anos passado, ou seja se comparar quantos % tivemos de inflação do ultimo ano da Dilma até hoje x cotação do dólar ele ainda teria muito a subir para apenas estar no mesmo valor de antes. Mas, mesmo que lento, existe uma boa mudança em curso com algumas reformas aprovadas como Teto dos gastos, reforma trabalhista e reforma da previdência, um governo eleito diretamente e outras reformas a caminho, desburocratização do estado, privatizações, tudo isto tem um efeito muito forte na economia, as coisas vão melhorar e de forma mais estruturada. Evitando novos voos de galinha na economia!

Visits: 328

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.