Existe grande chance do dólar despencar em breve, cuidado!

Apesar do titulo da publicação, não, eu não tenho a menor ideia de qual será a cotação do dólar no meio ou final do ano, e digo mais, se alguém disser que sabe, ele esta apenas tentando adivinhar, ninguém sabe isto!

Claro que existe formas de saber qual a tendência da cotação de acordo com fatos que ocorre no mercado nacional, internacional e na macroeconomia. Mas, ter certeza, nenhum ser humano tem.

Deixando claro que e apenas o que acredito que possa ocorrer, o Brasil se organizando internamente de forma mínima, ou seja menos brasilia e mais Brasil, os três poderes existindo de forma pacifica e se respeitando, o Real tem tudo para voltar a se valorizar. Explico abaixo alguns detalhes da minha crença.

FED imprimindo dólar a rodo

Sim, estamos falando do maior banco central do mundo, respeitado e todos os países e pessoas querem ter além das suas moedas, dólar em suas contas ou mãos.

Mas o fato do FED estar imprimindo dinheiro a roda como nunca antes, o governo Americano ajudando empresas, pessoas com muitos dólares, resgatando empresas de diversos setores, isto terá um preço e não será barato. Apesar de ser um território que jamais percorremos, tudo indica que a crise será grave, a maior parte dos países terá inflação e outros deflação. De qualquer forma não são benignos quando ocorre de forma elevada.

Sobre o FED imprimir dólar e o Brasil se organizando, não existe muitos outros “bons”, lugares no mundo para se investir. Entre Brasil e Rússia por exemplo, você investiria aonde? Ou Brasil x Turquia. Sim, ainda somos um país de certa forma atraente, corrigindo os ruídos políticos, o presidente acordando que ele faz parte para reduzir os ruídos e ajudar na atratividade, isto pode se tornar em enxurrada de dólares para nosso país. E quando falo de dólar vindo isto não vai ajudar apenas a reduzir a cotação, como também o peso da inflação e aumentar investimentos no país. Ou seja, emprego e desenvolvimento!

Banco Central do Brasil

Até o momento o BC tem agido de forma tranquila, sem imprimir dinheiro para pagar dividas como tem ocorrido nos EUA. (O BC mandou imprimir Real recentemente apenas para suprir a falta de cédulas, já que existe mais dinheiro digamos virtual do que papel impresso e com o beneficio dos R$ 600,00 do governo a solicitação de papel tem sido acelerada).

Mesmo captando divida para honrar seus compromissos o país tem uma taxa de juros baixa, o que faz a divida antiga ser digamos “barata”, para carregar e a nova também já vem com taxas baixas. Esta queda na Selic tem ajudado já há alguns anos ao governo reduzir a velocidade do crescimento do déficit e reduzindo de certa forma a divida.

Reformas

Diferente de muitos países ainda temos muita coisa para melhorar e temos de certa forma condições de fazer já que o congresso e o governo tem falado esta mesma língua em algumas ocasiões. Logo, aprovar uma reforma tributaria, reforma administrativa, reforma política, prisão em segunda instância. Tem tudo para ajudar a atrais mais investidores, lembre-se que ano passado aprovamos a Reforma da Previdência algo grande que nem uma França com Macron por exemplo conseguiu. Apenas esta forma, juros baixo pode ajudar é muito o país voltar a crescer.

EUA não querem dólar alto

O presidente Americano já deixou claro varias vezes e nem seus produtores querem o dólar elevado, isto prejudica seu comercio que de certa forma já vive perdendo para China por exemplo que tem a cotação da sua moeda super baixo.

Claro que para a cotação cair existe muitos fatores que precisa colaborar, como a pandemia do Coronavírus acabar logo. E os itens acima ocorrer.

Logo se e investidor, não faça uma aposta grande apenas na subida do dólar, diferente do que tem ocorrido, não existe razão para a cotação atual, nossa moeda caiu mais do que outras moedas de países que não tem reserva internacional em dólar, com divida maior do que a nossa frente ao PIB em porcentagem, não tem uma economia de certa forma dinâmica como a nossa que não depende apenas de um item para sobreviver, nossa bolsa tem bastante capital circulando e os poderes mesmo com ruído estão fortes. Então, faça o meio termo, ajustando planos para ganhar tanto na subida como na queda!

Visits: 1150

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.