Imprimir dinheiro não e uma boa opção

De forma geral, sempre vi pessoas fazendo a seguinte afirmação, “Se o governo esta sem dinheiro, basta ele imprimir, que resolve”. Agora, com a pandemia do Coronavírus esta citação tem sido ainda mais constante. O ultimo que vi citando foi o governador do Espírito Santo.

Antes de deixar minha opinião contraria a imprimir dinheiro ou muito dinheiro, gostaria de dizer que sim, não tem outro remédio agora para a economia e vida das pessoas a não ser ajudar a manter empregos, doar renda a que não tem emprego ou qualquer fonte de renda. Ajudar estados e municípios para manter tudo funcionando, aumentar o caos não vai ajudar em nada.

De certa forma o governo tem sido bem realista em suas ajudas, não tem digamos metido a mão no bolso diretamente ou de forma desgovernada. Os projetos liberam recursos que os bancos deixam no Banco Central, recursos que viria do BNDES para reduzir sua divida com o Tesouro para o social e etc.

Entretanto, sim, o governo vai aumentar e muito o rombo deste ano. E não terá outra alternativa a não ser aumentar a sua divida publica interna…

O país estava em um caminho legal, provavelmente em 2022 já iria encerrar o ano sem déficit. Ou seja, iria gastar menos do que ganha, como todos nós trabalhadores temos que fazer.

Mas, no meio do caminho tinha uma pedra, Covid19. Então, vamos lutar para passarmos a pandemia com vida, controlando o contagio e aguardando que Deus abençoe os cientistas e pesquisadores a criarem medicamentos e remédios para convivermos com este vírus sem nós parar novamente.

Eu concordo com o governador do Espírito Santo e qualquer outro governante a buscar recursos para seu povo, esta certíssimo. Mas, ajudar os seus e ferrar todos os demais não e justo, não acha?

Imprimir dinheiro e um modelo testado e sem sucesso no Brasil e no mundo, com pequenas exceções, como os EUA e mais ou menos a Europa.

Imprimir dinheiro em um país de moeda fraca e apenas aumentar a pobreza, traz muita inflação e nós brasileiros sabemos quão terrível e este monstro, principalmente os mais velhos. Ou, pergunte aos hermanos Argentinos ou Venezuelanos como é viver com inflação sem controle.

Devemos buscar novas alternativas, um incidente assim não tem como manter-se “liberal”, na economia, tem que ser dado uma pausa. Voltando a normalidade, voltamos a acelerar as concessões e privatizações.

O governo federal, estaduais, municipais, justiça e população devem buscar alternativas melhores do que a simples impressão de dinheiro. Não se iludam, de qualquer forma esta crise vai nós prejudicar futuramente no lado financeiro do país e tomar decisões erradas agora, pode estragar ainda mais nosso futuro. Veja que escolhas erradas causam graves consequenciais, até hoje sofremos por atos falho do PT, que será sentido por gerações!

Que possamos passar por esta crise de forma mais controlado possessível para uma volta menos traumática na saúde e economia. Que o congresso nacional não sabote a nação novamente com pautas bombas.

Meus sentimentos a todos que perderam algum amigo ou ente querido por causa desta doença. Quem puder, fique em casa!
Visits: 392

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.