Juros no Brasil e um dos piores inimigos do crescimento

Particularmente tento evitar ao máximo dividas e contas parceladas, mas, infelizmente para nós brasileiros com renda baixa ou media e bem complicado em alguns casos.

De forma geral, quando peguei, lutei bastante por taxas menores possíveis no mercado para meu perfil ofertado. Ver uma Selic baixa como esta hoje, mas, para o mercado “Real”, estamos bem, mais bem longe desta taxa no mercado. Apesar de historicamente baixa, pagamos um dos maiores juros do mundo. Esta desunião da taxa Selic para o juros reais que os consumidores pagam e triste e injusto.

Hoje por exemplo recebi um e-mail de uma empresa de cartão de credito com a “Ótima”, noticia que a taxa estava sendo reduzida, o que logicamente e bom, mas veja a mudança.

A taxa caiu de 8.9% AO MÊS, para 4.9% AO MÊS. Meu amigo, isto não e normal!!!

Você que tem algum dinheiro sobrando, tente aplicar no CDB de algum banco, veja se recebe algo como 0.5% ao mês, será a coisa mais rara do mundo alguma aplicação que o banco usa para emprestar a terceiros que pague 1% ao mês. Mas, como podem ver existe uma grande diferença neste spread bancário.

Desta forma meus amigos, com mercado bancário centralizado em poucos bancos e que são “Parceiros”, a ter uma concorrência justa? Nós consumidores precisamos buscar alternativas também, se continuarmos utilizando apenas os bancos grandes, nós não ajudamos a mudar o sistema. Apesar ter ter conta sim nos Bancões, eu tenho contas nas Fintechs e tenho lutado para mudar meu uso maior nestas empresas. Lógico que elas ainda tem um grande caminho para percorrer, mas, lembre-se, se não ajudarmos ainda vai demorar ou nem vai correr. Como também, os bancões de hoje, eram pequenos no passado.

Infelizmente com estas taxas de juros o país jamais vai crescer de forma estruturada e continuaremos a ter uma diferença social gigante. Claro que bancos tem que ter lucro, isto e esperado e normal. Mas, esta porcentagem de lucros deveria ser menor, os juros menores. Assim, mais brasileiros poderá ter acesso a linhas de créditos para abrir empresas, criar projetos, investir em infraestrutura, educação, saúde e pensar menos em concurso publico. Um país com juros elevado desestimula o empreendedorismo e estagna a nação criando apenas salvadores de pátria e parasitas…

Visits: 505

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.