PIB do Brasil em 2019 cresce apenas 1.1% segundo o IBGE

O IBGE liberou detalhes sobre o crescimento do PIB do Brasil durante o ano de 2019, apesar de estar crescendo comparado ao ano anterior, o mercado e o governo no inicio do ano esperavam mais. Acredito que todos nós brasileiros esperamos muito mais da nossa nação. Realmente o PIB cresceu pouco, eu mesmo acreditava em no mínimo 1.5%.

Porém, temos que analisar que no decorrer do ano, tivemos alguns cisnes negros que atrapalharam o crescimento do país, vamos a eles.

Brumadinho

A tragédia da mineradora Vale na cidade de Brumadinho no estado de Minas Gerais fez um grande estrago no PIB do país, principalmente no primeiro trimestre, como todos sabem, somos um país exportador praticamente de commodities, com este problema um dos nossos maiores itens teve uma queda muito elevada na exportação.

A Vale voltou a subir a produção e exportação durante o ano, mas, o estrago já tinha sido feito. Além do prejuízo nas exportações, teve a tragédia que destruiu muitas famílias e comoveu todo o país e mundo.

Congresso nacional

O congresso nacional em seu novo mandato fez tudo de velho, eles tinham a reforma da previdência na mão que estava com tramites bem adiantados, a reforma enviada pelo presidente interino Temer, mas, não seguiram com ela, mesmo que eles sabiam que poderia modificar ela conforme desejar, subindo os valores economizado e etc, já que a do Temer era um pouco menos radical do que a aprovada. Sabe o que decidiram? Pediram ao novo governo elaborar a sua proposta e enviar, como sabemos a morosidade do congresso como ela é, ganhando apenas da justiça do Brasil, tivemos um ano perdido falando apenas em reforma da Previdência, se tivesse sido aprovada no primeiro trimestre, a confiança dos empresários e gringos estaria ainda maior e com toda certeza colaborado um pouco mais com o crescimento do ano passado.

China x EUA

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China sim, teve impacto em nosso PIB. Mas Thiago, teve diversos itens que até subiu as exportações. Primeiro, isto e temporário, segundo, o mercado mundial ficou meio que “Estagnado”, esperando uma solução, que por sinal, ainda não ocorreu 100%, teve apenas a primeira fase do acordo, então, grandes empresas e fundos não fizeram movimentos significativos em investimentos e alocação de recursos com medo já que tudo poderia mudar há qualquer momento.

Bolsonaro

O próprio presidente tem atrapalhado este crescimento, apesar de concordar que a impressa pega pesado com ele, a reciproca e a mesma, ele pega pesado com quem discorda dele, um presidente tem que ser educado, pacificador e sábio!

Controlar a boca e tudo que sai dela, como ajudar seus filhos e família a serem unidos e terem uma só voz. veja o que a bíblia diz sobre:

Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência.

Provérbios 17:28

Argentina

O ano de 2019 foi de piora no país dos nossos hermanos que importam muitos produtos do Brasil e nada mais nada menos do que nosso terceiro maior parceiro, teve aumento da inflação, passando dos 30%, aumento do dólar, eleição e volta da esquerda ao poder.

Além e claro de possibilidades de guerras e etc.

O que temos para 2020?

Fato é que infelizmente o ano de 2019 teve muitos problemas para atrapalhar uma economia em recuperação, mas, que ainda esta saindo da UTI para um quarto. A parte digamos ruim e que este ano de 2020 já começamos com Chuvas fortes em diversas partes dos país e Coronavírus. 🙁

Outro item que pode trazer volatilidade aos mercados e o fato dos EUA terem eleição este ano.

O que mais pode ajudar? O congresso tem a obrigação de entregar a Reforma tributaria, reforma administrativa e prisão em segunda instância este ano. Estas as granes, fora outras pequenas mudanças que podem ser feita para ajudar o investimento e manutenção das empresas e empregos no país.

Que Deus abençoe o Brasil e o mundo para que as coisas possam começar a melhorar o quanto antes!
A noticia boa e que o PIB teve aceleração nos últimos meses do ano, o que de certa forma trás crescimento junto para este, como também, tivemos a cura da ultima paciente com Ebola no Congo. 😀

 

Visits: 1054

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.