PIB do Brasil sobe acima do esperado pelos especialistas

O IBGE divulgou ontem o PIB do terceiro trimestre do país, o Produto Interno Bruto teve elevação acima da media esperada pelos especialistas de mercado. Segundo a media acreditavam em um crescimento de 0,4%, que já era bom por sinal pela estagnação que a economia estava vindo.

O resultado do terceiro trimestre veio com um crescimento de 0,6%. Ou seja, o país tem tudo para crescer acima da meta de 1% ainda este ano.

Um fator importante destacado pelos representantes do IBGE e que a liberação do saque dos R$ 500,00 do FGTS teve pouco impacto ainda sobre este resultado já que foi iniciado os saques no ultimo mês do trimestre, ou seja, este quarto e ultimo trimestre terá um efeito ainda mais deste valor do FGTS no mercado, como também a BlackFriday, décimo terceiro e todo o consumo em volta do Natal.

Segundo economistas o PIB encerar o ano acelerado, da um gás para termos um inicio de 2020 melhor do que foi o de 2019 em que o PIB ficou “Parado”, segundo a revisão do IBGE. Desta forma, alcançar ou passar a meta de crescimento de 2.2% em 2020 fica bem realista e mais proximo de ocorrer. Fato este que ocorrendo, irar ajudar a acelerar a redução do desemprego no país, reduzindo margem para problemas sociais como Chile, Colômbia e Equador, que por sinal já provavelmente estará colaborando a reduzir o ritmo das reformas ano que vem.

Conforme mencionei ontem em outra publicação, as agencias de classificação de risco estão demorando demais. Porém, quando esta nota voltar ira ajudar ainda mais na aceleração do crescimento!

 

 

Visits: 114

1 thought on “PIB do Brasil sobe acima do esperado pelos especialistas

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.