Por que as reformas não fez o crescimento voltar acelerado?

Você já deve ter visto alguma pessoa na internet alarmando, nossa, disseram que com o Teto de gastos o Brasil voltaria a crescer, com a Reforma trabalhista voltaria a ter emprego, com a reforma da Previdência o PIB iria voar. De fato, alguns jornais ou pessoas podem ter alardeado isto. O primeiro item a observar é, não acredite na grande mídia, logicamente ela tem sempre algum interesse por trás.

O segundo item a se analisar é bem simples, o Brasil esta saindo da maior crise da historia, ou seja, nunca antes na historia do nosso país o PIB caiu tanto por dois anos seguidos. Encolheu exatos 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016. Logicamente, a economia tendo seu maior baque, jamais cresceria em nível acelerado também.

Já tivemos grandes reformas, Teto dos gastos, vai fazer os gestores se tornar profissionais e realistas, reforma trabalhista, esta reduzindo a insegurança jurídica da area e ações trabalhista contra as empresas, reforma da Previdenciária vai reduzir o rombo apenas e médio e longo prazo não e nada tão imediato. E tantas outras ações pequenas como remover normas, regras para empresas trabalhar, necessidades de tantas certidões em cartórios e etc. Isto vindo desde o mandato do Temer, até agora com Bolsonaro, ou seja, estão apenas corrigindo falhas dos governos passado, colocando no trilho, não tem margem para fazer algo novo, como um Avança Brasil que teve no Fernando Henrique ou um PAC durante Lula e Dilma. O país esta quebrado com divida passando dos 4 trilhões, quando Lula pegou o país, estava longe disto apenas para se ter uma ideia.

A nação foi saqueada, praticamente todas as estatais foram destruída do ponto de vista de gestão e financeiro com roubos, a Lava Jato esta ai para provar.

Então, se algum colega fala sobre reforma em tom de deboche, saiba apenas que ele faz parte da boiada que elegeu o PT/PMDB e ajudou a afundar o país, mostra apenas que tanto eles como o PT não tem noção nenhuma de economia, deixar o país nas mãos de pessoas assim, rendeu a nova matriz econômica, da que pagamos o preço até hoje e provavelmente diversas futuras gerações sofrera consequência por causa deles, o marco elétrico da Dilma que fez a energia se tornar mais cara.

Se o país não tivesse ido para o buraco com o PT, acredita mesmo que precisaríamos de tantas reformas para melhorar um pouco? Ou a população aceitaria de boa uma reforma da Previdência sem protestos e pegar fogo no país como ocorreu na França? Todos que raciocinam minimamente sem paixão política, sem ter perdido alguma vantagem ou ideologia estão vendo o estado real da economia.

Se coloca no lugar de um empresario bem sucedido, teria coragem de colocar seu dinheiro no Brasil para construir algo de futuro com todos os nossos problemas, ou deixar nos EUA por exemplo com toda a sua estabilidade de centenas de anos?

Infelizmente precisamos das reformas, para ir de forma gradual melhorando o cenário inteiro, para a economia pegar ritmo, da forma que esta indo, esta dando mais força para um crescimento sólido, não adianta crescer como no mandato do Lula por causa dos preços das commodity e ter o voo da Galinha, precisamos ter um crescimento rápido mais estável.

O PIB esta crescendo 1.1% ao ano, imagina se não tivéssemos efetuado as reformas?

Visits: 539

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.