Precisamos da Reforma Administrativa SIM!

Falar da reforma Administrativa e como mexer em um “formigueiro”, existe até hoje no Brasil algumas castas, ou seja um grupo superior aos demais. E o pior de tudo, quem mantém eles e os “demais”, pagando seus impostos, levando uma vida simples e sofrida.

O país precisa se modernizar, uma reforma administrativa bem debatida, com bastante proteção e gatilhos para o povo economizar já passou da hora. Vamos há alguns pontos que o funcionalismo publico precisa de atualização urgente!

Salários

O salário de entrada para os funcionários publico para os da iniciativa privada existe uma gigantes diferença, o que não deveria ocorrer.

Deve ter o mesmo patamar com possíveis porcentagem pequenas acima da media e não teto ou piso que sindicato cria. Estes salários mínimo citados por sindicatos e muito longe da realidade do Brasil, pode ser para algumas poucas capitais, mas, para grande maioria do país e totalmente fora de realidade.

 

Plano de carreira automático

Desculpas, mais isto não deveria existir. O crescimento na carreira e por tempo de trabalho, dedicação, resultados, estudos e bons serviços prestados. E não apenas por ter passado no concurso X há alguns anos dará direito a ter salário maior, novo cargo acima após x período. Um novo cargo sempre deve vir de um colaborador interno, já concursado com bom desempenho e CASO, existir a vaga, nada automático!

Estabilidade

A estabilidade não existe na vida, nem na política, na vida pessoal, muito menos na profissional, ou seja, de quem paga impostos, porque deve existir na vida do funcionário publico? O país esta quebrado, gastando mais do que ganha, o povo sem renda, milhões de desempregados. Mas, uma única certeza e o funcionário publico que vai receber seu salário e ter sua vaga garantida…

Faz sentido para você que acorda cedo todo dia, paga impostos elevados para manter trabalhadores que nem se importam com você? Que em grande maioria presta um serviço de má qualidade?

O que seria não ter “estabilidade”? Quer dizer que o funcionário será demitido pelo seu chefe por qualquer motivo? NÃO. Lógico que não. Criaria mais regras e gatilhos para demissões.

Como pontualidade, reclamações de serviços prestados, falta de educação, tudo com provas e certa quantidade, não apenas por uma reclamação.

Outros como corrupção, abusos de poder, trafico de influencia, uso político e tantos outros que devem ser previsto.

Claro que deve ser criados ainda mais regras para proteção do trabalhador contra chefes e políticos corruptos, abusadores, mal educados e que tratam mau os funcionários. Criar meios para a justiça reentregar funcionário que deseja demitido injustamente de forma rápida ou afastar de vez em caso algum dos gatilhos for comprovado.

As pessoas gostam muito de dizer de cláusulas pétreas, com direitos adquiridos que devem ser cumpridas, mas, todo direito adquirido e um dever que outros devem cumprir sem ter sido questionado se desejavam ser obrigados a manter aquilo, não faz sentido nenhum. Eu não quero pagar para ver funcionário publico mal educado maltratando pessoas como já vi em órgãos públicos e hospitais. Todos nós temos problemas para resolver, dias bons e ruins, mas isto não da direito a abusar das pessoas porque eu tenho estabilidade.

Quando o país vai mal o correto e todos que dependem do estado façam sacrifícios juntos. Isto e para políticos, funcionários públicos em todas as esferas, seja da justiça, estado, federal e município. Aqui vale uma observação, o sacrifício pode vir em redução do salário temporariamente com um limite de até 30% para cargos que ganhem mais do que 5 salários mínimos.

Reajustes

Os reajustes não devem ser obrigatório para cargos acima de 5 salários mínimos, só ocorrerá em caso de crescimento do PIB. Os funcionários com salários menor, devem receber reajuste para cobrir a inflação.

Em caso de anos de crise, cargos não mais necessario devem ser extintos, os funcionários indenizados como qualquer funcionário e procurar outro emprego.

Parece muito injusto para você funcionário publico que lê? Pois é, esta e a nossa realidade no mundo real, fora do mundo da fantasia que e o concurso publico no Brasil. Precisamos melhorar em muitas coisas e esta e uma das urgente!

Até 2030 mais de 50% dos atuais funcionários deverá se aposentar, logo, terá novos, estes entrando em novas regras, com salários iniciais dentro da realidade do país, em cálculos preliminares o país em poucos anos poderá economizar mais de 600 bilhões de reais. Ou seja, vamos recuperar o que foi perdido no combate a pandemia em 2020. Quem sabe podemos voltar a ser um país com divida abaixo de 50% do PIB, gastar menos com juros e mais com saúde, educação, ciência, tecnologia e infraestrutura, que por sinal precisamos muito!

Visits: 1259

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.