Reforma administrativa é para ontem!

O Brasil sofre consequência de governos populistas, que gastaram mal, como também, torram mais do que arrecada.

Pagamos um preço elevado por não ter feito reformas que deveriam já ter sido feitas há décadas. Uma das mais urgente e a Reforma administrativa.

Antes de mencionar alguns detalhes, pode ver um eleitor do PT por exemplo na qual seu partido não fez reformas, gastou mais do que ganhou e cita, fizeram a reforma da previdência e nada mudou. Realmente, não mudou. Ela foi aprovada ano passado e toda economia que terá em dez anos, será gasto apenas neste em combate ao Coronavírus. Que não e culpa logicamente de nenhum partido. Mas, o fato e que reformas são como um investimento a longo prazo, vai gerando confiança nas pessoas, investidores nacional e internacional. Voltam a a acreditar que o país tem futuro para as próximas décadas, começam a investir. Ai sim, a partir dai inicia-se mudanças para melhor.

O problema e que nós brasileiros não temos educação financeira, somos acostumados a parcelar tudo, sempre comprar fiado pagando juros. (Não que nunca devemos comprar nada fiado ou parcelado, eu mesmo já peguei N empréstimos). Mais existe diversos motivos reais que faz necessidade que possa dar algum retorno futuro. E não gerar apenas prejuízo. Comprar algo apenas para seguir moda, mostrar para pessoas e etc.

Logo por falha das famílias e do sistema escolar que não ajuda a criança e adolescente a ter visão de futuro, planejamento financeiro, entender sobre investimentos e juros compostos. Sempre vamos pensar em gastar mais do que ganhamos. O que traduz também em governos irresponsáveis, que logicamente estão pensando em agradar o povo. Porém, apenas no curto prazo, a longo prazo esta ferrando as próximas gerações.

Precisamos da reforma administrativa, primeiro para melhorar os gastos. O governo gasta mais com pessoal do que com saúde e educação por exemplo. Esta tudo errado!!!

Alguns itens que acredito ser necessario ajustar na reforma administrativa são os pontos abaixo, logicamente deputados e senadores com ajuda do povo e do governo devem analisar outras ações, estas foram de um breve pensamento aqui para escrever este texto.

Salários ajustáveis

Os salários de funcionários públicos acima de três salários deve ter a opção de redução de 25 até 50% do valor em momentos de crise e anos que o país gaste mais do que ganha. Claro que a redução de salário deve vir junto com a redução da carga horária de cargos que possam ter redução. Não seria algo automático e muito menos para todos.

Plano de carreira

O plano de carreira não deve ter crescimento obrigatório, isto deve ocorrer apenas com necessidade e por méritos. Os prazos para evolução de cargos deve ser com maior prazo de anos quando houver demandas. Como também, os salários inicial deve ser de acordo com a media da iniciativa privada, nada acima.

Aqui e um ponto perigoso para os trabalhadores serem perseguidos por chefes políticos e ignorantes, autoritarios. Criar mais meios de denuncias e aumentar a capacidade de investigação.

Estabilidade diferenciada

Apesar de pessoas citar que estabilidade não existe em cargos concursados, ela existe sim. Quantos de nós conhecemos funcionários públicos preguiçosos, mau educados, usam em beneficio próprios recursos e estrutura do órgão para o bem pessoal e nada acontece? Cargos criados que o órgão fecha não podem ser demitidos. Tem que ser remanejados.

Os governos federal, estadual, municipal como chefes do poder/cargos tem que ter mais possibilidades de ação, reduzir pessoal em casos extremos, abusos, incompetente e etc. Este processo tem que ser repensado, melhorado e etc.

Reduzir cargos e funções

Já pesquisou na internet para ver quantos processos funcionários públicos estão processando o governos e seus órgãos por terem sidos concursado para fazer X. Mas, com o passar do tempo aquela função não tem nada para fazer, o chefe pede para fazer Y e lá vem processo? Logicamente vão ganhar uma bolada e continuar sem fazer nada…

Tem que ser reduzido a quantidade de cargos, como também ter regras claras para mudanças de funções e cargos quando houver reais necessidade.

A renda de um funcionário publico deve ser próxima a da iniciativa privada, a sua estabilidade deve ser igual há de todos, tendo serviço e competência, não será demitido.

Um país endividado, gastando mais do que ganha e obrigado na justiça a conceder reajuste de salários a funcionários públicos. Isto e um abuso de poder.

A economia indo bem, eles devem ser remunerados bem, mas, quando não, tem que viver a mesma realidade. Não existe realeza no Brasil em que o rei e sua família vive bem e o povo passa fome!

Claro que sei que os problemas do país não e tudo culpa dos funcionários públicos, ai vem políticos, justiça e e etc. Porém, as mudanças para melhorarmos nosso país passa por ai também a Reforma Administrativa. Depois vem aprovar lei para prisão em segunda instância. Reforma judicial, política, tributaria e etc. Espero falar sobre elas em breve!

Visits: 651

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.